Relembrando as coletivas no Garibaldi

Escrevo sobre o que aconteceu e o que acontece, numa tentativa de reativar este blog que estava abandonado.

Na década de 90, a partir da insatisfação de um grupo de pintores e entalhadores, fundamos a Associação Lagunense de Artista Plástico, para atuar de forma organizada na combalida arte nativa.

Éramos duas dezenas e reuníamo-nos no Clube Blondin. Dentre eles; Albalucia Balsini, Fernando Martins, Adilson Barros, Maria do Carmo, Rita Salles da Rosa, Zuraya Coelho, Bete Antunes, Marcia Brum, Albertina Remor...

Foram muitas as atividades, duas exposições na sede do clube, uma amostra no IPHAN, uma coletiva na faculdade de em Tubarão, na rua Raulino Horn (arte presente) e uma exposição no clube 3 de maio, 3 no 3 (3 artistas expondo no 3 de maio).

Se as vendas, como sempre, não eram satisfatórias, a criatividade e a produção cresceram; o entrosamento e as trocas de experiências fizeram com que as atividades aumentassem, embora ainda hoje seja  carente de muitos ajustes.

Éramos compostos de autodidatas e representávamos o individuo com talento em busca de afirmação num cenário pobre de qualidade artística.
Para nós, na época o saldo fora positivo, já que o marasmo ficará no passado, mas para que o setor cresça falta uma conjugação de interesses (público e privado).

Depois de mais de vinte anos afastado das lidas artísticas, eis me de novo participando de uma coletiva. O convite veio através do estudante e ativo agitador cultural Bruno Espindola, e o cenário o Garibaldi Café Arte Bar, um espaço que Laguna bem merecia e precisava.

E outra vez eu, Fernando Martins e Adilson Barros. 

Adilson é poli; investe em varias frentes e o resultado é sempre autêntico, pleno de textura e poesia, e incorpora a linguagem pop da arte lagunense, com trânsito entre diferentes modalidades artísticas. 

Não menos instigante é o caminho percorrido por Fernando Martins, sempre com apurada pesquisa e que hoje constrói uma obra com múltiplas intenções.


Por Artur CooK, 1 de julho de 2012.


Confira abaixo fotos da exposição:

Fotos: Bruno Espíndola






















Nenhum comentário:

Postar um comentário